sexta-feira, 2 de junho de 2017

Lendo livros de romance erótico


Fiquei interessado em ler alguns livros de romance erótico de autoras nacionais que vendem como água no deserto. O que eles têm de tão especial?

Bom, o que notei é que a maior parte reflete o imaginário feminino. Nada como mulheres escrevendo para mulheres. Contudo, descobri também que esses livros geralmente compartilham pontos em comum:

1)      O protagonista é rico.
2)      O protagonista é lindo e atlético.
3)      O protagonista tem algum problema que a protagonista irá resolver.
4)      Envolve, claro, muito sexo, mas tudo estilo “soft porn”.
5)      O inimigo ou vilão é sempre outra mulher, então, no caso, inimiga ou vilã.
6)      Normalmente o homem é dominador e a mulher é submissa, mas de alguma maneira é também “poderosa”.
7)      Muitos contém BDSM (se não sabe o que é BDSM, dá uma pesquisada no Google).

Outro item curioso é a descrição das cenas de sexo. As autoras costumam escrever mais ou menos assim: “O fulano colocou seu membro viril dentro do centro de prazer dela”. Mas, hein? Olha, garanto que se um homem ler isso, irá brochar, com certeza.

Notei também que as autoras idealizam um tipo de homem que, acho,  não existe. Ou, se existe, gosta de homem também. Afinal, eu li em um livro: “o fulano escolheu os sapatos dela...”. Ei, espere aí. Se homem mal sabe escolher o próprio sapato, como é que vai escolher sapato para uma mulher? Eu nem sei diferenciar direito sandália de chinelo... Para mim, salto alto deixa a mulher sexy e tênis deixa a mulher sexy também. Mulher é sexy para o homem quase sempre, de qualquer maneira.

Em outro texto: “Ele escolheu o vestido dela para a festa de...”. Hum, escolheu o vestido dela para uma festa? Ele é estilista gay? (nada contra gays, hein, defensores do politicamente correto). Homem mal sabe o que vestir, e mulher pode passar uma semana antes de escolher um vestido para uma festa, e o texto diz que o cara escolheu a roupa dela?
          
            Continuando: não é o caso de grandes autoras que conheço e não vou mencioná-las aqui, mas a maioria das escritoras de livros “hot” devia estudar mais gramática e ortografia. E existem livros que:

1)      Não tem segredo, suspense, gancho entre capítulos, nada além do romance.
2)      Tem irritantes repetições como: “Os olhos esmeraldinos dele”, mas, hein?
3)      A vilã quase não aparece e quando aparece já se ferra.
4)      A maior parte dos personagens são planos, não tem um perfil psicológico.

Enfim, infelizmente, muitos desses livros são piores até que aqueles tipo “Sabrina” que se vendia nas bancas de jornais. Nada contra romances açucarados com partes eróticas e BDSM, mas custa colocar um pouco de mistério e/ou suspense? Fazer uma vilã um pouco mais complexa? Construir personagens verossímeis?


Bom, talvez eu não tenha gostado da maioria (pois existem excelentes livros de autoras nacionais que valem a pena ser lidos e relidos) por ser homem. Ou talvez sejam ruins mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário